Les noirs et le racisme au Brésil (1950 – 1970): Discours, recherches scientifiques et normes

Auteurs

  • André Yves Pierre Université Fédérale de Pará (Brésil) & Casa Brasil Africa (CBA)

Mots-clés :

Racisme, Race, Université, Lois, Discrimination

Résumé

A questão racial no Brasil é muito complexa. As diferentes raças não gozavam dos mesmos direitos e privilégios. Assim, durante o período 1950-1970, alguns grupos de ativistas negros levantaram sua voz contra todas as formas de racismo e também contra o discurso da harmonia racial promovido pela elite brasileira. Esta rejeição do discurso dominante abriu caminho para a criação de grupos de pesquisa, e também permitiu a publicação de novas leis que poderiam facilitar o acesso à igualdade entre as raças. No entanto, a realidade do povo negro não mudou. Para realizar este trabalho, utilizamos o método histórico baseado em traços.  Utilizamos documentos como jornais (Quilombo e Monde Diplomatique), memórias de contemporâneos, especialmente as de atores e ativistas, textos legais (1950 a 1970) e também websites de várias instituições que trabalham sobre a questão e a causa dos negros no Brasil. Além disso, utilizamos uma bibliografia que leva em conta os temas tratados neste artigo.

Biographie de l'auteur

  • André Yves Pierre, Université Fédérale de Pará (Brésil) & Casa Brasil Africa (CBA)

    Doctorant en Histoire à l'Université Fédérale de Pará (Brésil). Boursier du Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)  et membre de Casa Brasil Africa (CBA).

Téléchargements

Publiée

24-08-2022

Numéro

Rubrique

Articles de recherche

Comment citer

Les noirs et le racisme au Brésil (1950 – 1970): Discours, recherches scientifiques et normes. (2022). Revue Temporalités Et Sociétés, 1(1-2), 128-143. https://temporalites.charesso.org/index.php/ts/article/view/9